A combinação do meu trabalho, experiência de vida e investigação social resultou num conjunto único de competências que me permite criar espaços de segurança psicológica onde as pessoas me acolhem com as suas histórias, aspirações, o seu trabalho e a sua vida.
Enquanto independente, ofereço um leque de serviços para ajudar organizações e microcomunidades a fortalecer a sua cultura e imagem internas, através de consultório de escuta organizacional, entrevistas em profundidade, reportagens etnográficas, desenho e implementação de dinâmicas sociais, ações de comunicação interna e workshops sobre personalidade e relações humanas. A minha atividade é orientada para o compromisso e o sentimento de pertença das pessoas nas organizações e para a promoção de ambientes de trabalho mais felizes e expansivos para todos.
A narrativa visual (fotografia etnográfica) acresce às estratégias implementadas, como linguagem e instrumento que me permitem espelhar as expectativas, os desafios, os pontos de vista e a vida quotidiana das pessoas.
As imagens capturadas durante a minha interação com as pessoas poderão ser impressas em diversos suportes físicos – ideais para dar valor e significado a espaços. A curadoria personalizada destas impressões torna-as em obras evocativas da identidade do grupo e estimuladoras de reflexão. Ver a secção editorial.
A fotografia etnográfica abre portas ao conhecimento profundo de comunidades e desvenda as narrativas subtis da tapeçaria humana.
O desafio de colocar pessoas e organizações a olharem-se ao espelho é, por vezes, desconcertante, mas sempre fundamental para agarrar oportunidades de desenvolvimento e de superação.
A minha experiência etnográfica em contexto organizacional, bem como o conhecimento dos ambientes de trabalho de dezenas de empresas, permitiu-me validar e reforçar, de modo incontornável, a importância da satisfação de necessidades humanas no contexto de trabalho.
Licenciada em Jornalismo, com uma pós-graduação em Marketing e Gestão Comercial e um mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos, criei e desenvolvi, ao longo de 12 anos, relações comerciais na gestão e suporte a cliente, trabalhando em micro, médias e grandes empresas de diversos setores económicos, desde cultura e formação a telecomunicações, marketing e turismo.
Durante esse período exerci funções como jornalista, pivot de TV online, copywriter, produtora de conteúdos pedagógicos, assistente de marketing, assistente comercial, educadora de jovens, produtora cultural, diretora de operações de startup e coordenadora de equipa multidisciplinar em projetos de branding.
Mais tarde, durante cinco anos, conduzi investigação social, num centro de engenharia português, prestando consultoria de cultura organizacional e comunicação interna, reportando e apoiando a administração de topo nos seus processos de decisão estratégica.
Ao longo desse tempo, desenvolvi uma metodologia de etnografia organizacional que cruza fotografia e dinâmicas sociais – o que me levou a trabalhar atualmente como profissional independente, proporcionando retratos etnográficos de comunidades através de experiências belas e significativas.